Amo demais esta Escolaaaaaaa!!!!
É muito difícil falar sobre a antiga ESCOLA SEMENTINHA onde em 1995, eu "TIA ANA" trabalhava como Coordenadora Pedagógica. Naquela época atendendo alunos que compreendiam a faixa etária entre 2 e 6 anos de idade. Hoje transformada em Escola FREINET, retorno a este espaço, não mais como Coordenadora, mas agora desenvolvendo atividades como Guia de Turismo (cadastrada no Ministério de Turismo) com as crianças que estudam desde a Ed. Infantil até o 4°ano.
Meus agradecimentos a Equipe Diretiva, que continua confiando em meu trabalho, as Professoras que incentivam seus alunos a participarem das aulas passeio - uma das técnicas utilizadas por Celestin Freinet, aos alunos que participam com muita alegria, atenção e carinho e aos Pais e Responsáveis por permitirem aos seus filhos "ultrapassarem aos muros escolares"- pois tudo aquilo que é aprendido na teoria e vivenciado na prática se torna um real aprendizado.
Coordenadoras Pedagógicas - PATRÍCIA PERLEBERG GIELOW
ROSA RAQUEL CUNHA
Direção - MIRIAM HELENA ZAFALON NIZOLLI |
|
|
|
|
PASSEIO COM OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
|
Professora E. I . I - ELISA CANTOS
Professora E. I. II -ALINE POLLARD LIMA
Professora E. I. III -IVONICE GONÇALVES LUTZ
Os pequerruchos da Ed. Infantil já estavam prontinhos para embarcar no famoso "EXPRESSO QUINDIM" - Vejam só que gracinhas!!!! |
A Guia muito animada.....
E as meninas cheias de pose, mas muito "ligadas"...
Muitas atividades durante o percurso...
E as brincadeiras continuam...
Olha só que amor, todos participam....
PASSEIO COM OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Professora – 1º ano LENCIONE ILENI FISCHER
Professora – 2º ano JANINE OCHÔA CHAGAS
Professora – 3º ano PATRÍCIA CARDOSO
Professora – 4º ano DENISE CUNHA NUNES
|
O City tour no Centro Histórico, teve muita participação das crianças, pois já tinham um estudo preliminar...
E o seu Chico "Seu Quindim" sempre participativo, em todos os momentos....
Muito "frio", mas já era hora do lanche...
No Parque da Baronesa, começamos a trilha divertida
Ao passearmos por entre as árvores tentamos reinventar a história ali vivenciada, em 1863...
Uma reflexão também é legal, em um grande círculo, conversamos sobre o Parque
E ao final do Passeio.... Aceita degustar um saboroso doce de Pelotas?????
No "Expresso Quindim" também tem Quindim....
A vida de Freinet |
|
|
Freinet nasceu no dia 15 de outubro de 1886, na vila de Gaves, nos Alpes Franceses Teve uma infância e juventude rural, em meio das paisagens, modo de produção artesanal, comportamentos e valores de um homem do campo. Sua condição de vida veio mais tarde influenciar sua pedagogia.
Com o início da guerra, em 1914, alistou-se e devido a ações de gases tóxicos, comprometeu seu pulmão. Após ter retornado da guerra decidido, sabia o que seria: Professor primário. Freinet mesmo sem a experiência pedagógica, trazia consigo um profundo respeito à criança.
|
| |
Celestin Freinet |
|
Freinet criou várias técnicas pedagógicas, uma delas seria a “aula passeio”, pois acreditava que o interesse da criança não estava na escola e sim no que acontecia fora dela, Freinet idealizava esta atividade com o objetivo de trazer motivação, ação e vida para a escola.
A Pedagogia Freinet não é nova. Vem sendo praticada há mais de cinqüenta anos em muitos países da Europa, da África e da América. Não é nova, mas se renova a cada dia, pois sendo um movimento pedagógico de professores, e através da troca de experiências entre professores que ela se atualiza permanentemente.”
Nossos princípios e objetivos básicos: autonomia e cooperação. Nosso papel de educadores: contribuir para o desenvolvimento de cidadãos, para uma sociedade verdadeiramente democrática. Só se aprende democracia praticando a vida em sociedade; e só se é verdadeiramente cidadão quando se é livre e autônomo.
Partimos, na nossa prática pedagógica, das necessidades da criança. Necessidades que, aliás, não são apenas da criança, são de todos nós: auto-expressão, comunicação, pesquisa (criar, agir, conhecer), organização e avaliação.
Freinet possuía um sonho: transformar a educação. Sua pedagogia tinha em mira, formar um homem mais livre, mais autônomo e mais responsável. Um homem que tenha condições de contribuir na transformação da sociedade. Assim sendo, objetiva esta pedagogia, conhecer a natureza e dar consciência ao homem do que ele é e do que ele quer, e procurar dar-lhe os instrumentos necessários que o auxilie no desenvolvimento eficiente de suas tarefas sociais.
FONTE: Blog Escola FREINET/Pelotas
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário