sábado, 11 de agosto de 2012

ÉRICO VERÍSSIMO - TURMA PROFESSORA ROSANE - ANAMEDTOUR


AULA PASSEIO:
 BAIRROS DE PELOTAS QUE ENCANTAM...
  
                       
Os alunos da Escola Érico Veríssimo, turma da Professora Rosane realizaram uma aula passeio, acompanhados da Guia ANAMEDTOUR Profissional Especialista em Turismo Pedagógico (cadastrada no MINISTÉRIO DO TURISMO) responsável por encharcar os estudantes de forma lúdica sobre a história  de alguns dos Bairros de Pelotas. Também participou deste passeio, registrando todos os momentos importantes o nosso amigo Sérgio, responsável por organizar o passeio juntamente com a Guia.

Para este passeio se tornar animado e prazeroso já que vários Bairros iam ser (re)visitados ia surgindo da sacolinha surpresa alguns objetos fundamentais para tornar o conhecimento mas prático para as crianças, como por exemplo: uma Pelota, um Macaquinho, o Lobão, um "bus", uma ovelhinha... e desta forma as crianças iam interagindo e compreendendo um pouco mais de como se formaram os Bairros, sua evolução política-econômica-sócio/ambiental, episódios que aconteceram por ali, bem como, fatos mais recentes.

         Logo que saímos da Escola percorrermos a famosa Avenida Bento Gonçalves, observando seus principais pontos, lembrando da nossa famosa Pça. dos Macacos (Parque D. Antônio Záttera), Teatro Avenida, Estátua  do Negrinho do Pastoreio entre outros...  

          Após conversarmos sobre o Colégio Municipal Pelotense, Hemocentro, logo, logo nossa  oportuna brincadeira de montanha russa.  Horto Municipal, Parque do SESI, Vila Castilhos também foram estiveram em evidência e antes de uma paradinha propícia na Rodoviária passamos sobre o Canal Santa Bárbara.

          Em seguida nos dirigimos para o Fragata (Bairro Cidade) conhecendo seus principais pontos, tais como:  Coca,  Faculdade de Medicina, Quartel, Cemitério, Laneira... Bem como outros locais que foram chamando atenção de todos: Supermercado Peruzzo,  Estátua (Sentinela Farroupilha - Antônio Caringi),  Arrozeira Extremo Sul, Posto da Lomba, IF-Sul, Posto Danby Cossulati...

          Posteriormente avistamos a antiga fábrica de bebidas da Coca-cola, assim como, antigo colégio Brum de Azeredo, hoje os dois espaços abrigando o depósito de refrigerantes VONTOBEL s/a, e embora nosso passeio em sua maior parte seja panorâmico, ficou o convite que para numa próxima oportunidade as crianças juntamente com seus familiares entrem na Faculdade de Medicina (UFPEL) onde funcionou o famoso Instituto de Higiene Borges e vejam o antigo palacete dos Ritter (1880).

        Outros pontos também foram interessantes. Ao passarmos em frente ao 9°Batalhão de Infantaria Motorizada "Regimento Tuiuti",  vimos alguns soldados que estavam sentados já outros em posição de sentido. O Shopping Fragata, que muitos comentaram que nem se quer conheciam e também o Cemitério São Francisco de Paula - lembrando o túmulo da Cigana Terena.

         Nossa famosa Laneira Brasileira também foi lembrada, época das vacas gordas, que tinha uma produção de lã a qual fornecia seus produtos (lã lavada,cardada,penteada) para fiações gaúchas, paulistas, cariocas e até para os Europa. Que pena que estas histórias fazem parte de outrora! Agora o prédio pertence a Universidade Feral.

              A Zona do Porto é um Bairro que nos revelou muitos encantos...  Lá das Doquinhas avistamos  a famosa ponte sobre o Canal São Gonçalo, a ponte do trem. Observando para o outro lado avistamos o Cais do Porto, o Navio ancorado, o Prédio da Reitoria da Universidade... Também descobriram que o prédio do Colégio Félix da Cunha servia de orientação aos empreendedores que chagavam nesta parte da Cidade. 

             Ao chegarmos ao Centro Histórico ficamos fascinados ao ver tanta beleza: a cada quadrilatéro que passávamos do redor da Praça Coronel Pedro Osório íamos conversando sobre sua história, sua importância para nossa Cidade em tempos áureos,  bem como, vimos a famosa “Igreja Cabeluda”.

         Também durante o trajeto vimos outros atrativos, inclusive percorrendo o Bairro Areal , e lá no Museu da Baronesa aproveitamos bastante foi a hora para o lanche, assim como, tempo livre para recreação, mas não nos demoramos muito pois ainda tínhamos que explorar a Zona Norte até chegarmos  no  Aeroporto. É uma oportunidade ímpar, as crianças "enlouquecem" quando o avião aterriza, bem como quando decola, além disso também ficam sabendo um pouco sobre a infraeatrutura do aeroporto e redes de apoio. Em seguida retorno à nossa Escola.


Nenhum comentário:

Postar um comentário