No mês de dezembro, os alunos do Colégio Estadual Félix da Cunha, acompanhados de suas respectivas professoras: Maria Ângela Azevedo Carvalho, Cilene Gomes Costa Barbosa e Helenira Brasil Dias, bem como, algumas Mães sobre a Responsabilidades da Guia de Turismo (MTur) Ana Paula Medeiros participaram do PROJETO "Redescobrindo a Cidade mais antiga do Estado" - Rio Grande.
Durante o percurso entre Pelotas e Rio Grande os alunos foram conhecendo um pouco da história que se trava entre estes dois Municípios, tais como os distritos, clima, relevo.... Ao adentrarmos a famosa Avenida Itália um pouco mais ficaram sabendo, mais especificamente sobre a história da Cidade e as localidades pelas quais íamos passando: clube de futebol mais antigo do Brasil, localização do Aeroporto, Universidade, Pórtico oficial, Loja Rheingantz, Rua 24 de Maio, Praça Tamandaré...
Nossa primeira parada foi para visitação ao Museu do Comando do 5º Distrito Naval onde cordialmente o Sargento Rocha nos falou sobre a atuação da Marinha do Brasil na Região Sul do País - os estudantes ficaram encantados com as miniaturas que pudera observar, no interior do Museu... Também fomos até a famosa Sereia, bem como ficamos sabendo um pouco da história doAlmirante Tamandaré.
Posteriormente nos dirigimos ao Porto de Rio Grande onde fomos recepcionados pela Guia Rosângela responsável em nos passar um pouco da história não só do Porto bem como da Cidade.
Em determinado momento recebemos a visita do Padre, que na oportunidade também visitava o Porto - suas palavras e oração certamente deixaram nosso passeio mais afetuoso. Mas o que chamou muito a atenção de todos foi o passeio pelo interior do Porto, tinha no estacionamento até camaro (amarelo,vermelho, branco, preto).
Em seguida hora do almoço, o qual foi organizado pela própria Escola que por sinal estava delicioso. Conhecemos um pouquinho da Praça Xavier Ferreira e avistamos os prédios ao seu redor.
Depois atravessamos o Mercado Púbico, passamos pela Hidroviária em direção ao Museu do Porto onde podemos ver o acervo onde encontramos diversas peças náuticas.
Nos dirigimos,então ao Complexo de Museus da FURG nosso ponto culminante do passeio. Primeiramente as crianças estiveram visitando o Museu Antártico o qual é considerado uma pequena mostra do que podemos encontrar sobre como é a vida do continente gelado do Brasil na base da Antártida.
Após foram fazer a visitação ao Museu Oceanográfico, onde a guia interna do Museu a Maristela foi passando as explicações de cada espaço visitado relacionada a vida no oceano a partir das pesquisas oceanográficas catalogas em diversos painéis, sob forma de maquetes, aquários...
E é chegada a hora de conhecer o CRAM - Centro de Reabilitação de Animais Marinhos, exatamente na hora da alimentação dos bichos. as crianças vibraram ao ver os pinguins e também tinha um filhotinho de lobo marinho, mas quem realmente ganha a cena é o Ipirelo o leão marinho que já está por lá há quase vinte anos- ele parece fazer um belo bailado para se alimentar jogando-se de um lado para o outro para se deliciar na hora da sua alimentação e para o delírio dos alunos a hora em que ele sai da água para pegar o peixe fora d' água é simplesmente surpreendente.
Uma pausa para o lanche da tarde o qual foi realizado no pátio do museu e pé na estrada, pois já era a hora de retornarmos para Pelotas, as recheadas com suco estavam deliciosas e os doces de Pelotas servidos pela Guia Ana também.
No retorno nos divertimos muito com os sorteios e brinmadeiras as quais foram realizadas - Valeu Félix.
Nenhum comentário:
Postar um comentário