domingo, 27 de abril de 2014

LUCIANA DE ARAÚJO- Passeio à Biblioteca Pública - ANAMEDTOUR


Em homenagem ao Dia do Livro Infantil (18 de Abril) os estudantes da Educação Infantil - Pré turno tarde e 1° ano - Escola Municipal de Ensino Fundamental Luciana de Araújo - tiveram uma tarde maravilhosa ao retornarem do Feriadão de Páscoa/Tiradentes.

Realizaram uma visitação à secção da Biblioteca Infantil situada no interior da Biblioteca Pública Pelotense. Foram recepcionados por uma linda Princesa a qual foi a responsável em contar divinamente para às Crianças a história: Carona na Vassoura e aí foi só alegria... 


Num segundo momento os estudantes foram convidados a representarem a história que tinham escutado. Logo após receberam material para desenho e pintura e foram então desenhar... 






Um pouco da história da Biblioteca
Construção: 1878 a 1881
     A história conta que foi fundada em 1875, por diversos cavalheiros da sociedade local, com o objetivo de colaborar para o conhecimento intelectual e cultural dos pelotenses. Em 1878, João Simões Lopes, o Visconde da Graça, inaugurou os alicerces do prédio, projetado por José Izella Merotte e construído graças às doações da população mais abastada, que mandava trazer da Europa vários materiais de construção, como os marcos de pedra e o arco de granito da entrada principal (vindos de Portugal).
     
O povo em geral também deu a sua contribuição, através da doação de madeira, pregos, cortinas, além de dinheiro, arrecadado em quermesses e bazares. Entre 1911 e 1913, sofreu acréscimo de um segundo piso, projetado por Caetano Casaretto. A linguagem formal do edifício vem do historicismo eclético, composto por colunas e pilastras, tendo o acesso central marcado por um frontão sustentado simetricamente por cariátides, além de balcões e sacadas de púlpito. Um globo coroa toda a construção, como um marco da sabedoria e símbolo máximo do Positivismo (filosofia embasada na observação e experiência).


     Há várias pinturas executadas no interior do prédio, como ao lado do frontão da escadaria, paredes laterais, painéis junto ao teto. O teto do paravento apresenta o emblema em entalhe feito por Guilherme Schmoll. (SITE DA PREFEITURA)


Também aproveitamos a oportunidade para que as Crianças aproveitassem a Pracinha Infantil do interior da Praça Coronel Pedro Osório, onde tivemos uma atenção especial para com o chafariz Fonte das Nereidas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário