quarta-feira, 31 de outubro de 2012

PELOTAS BAIRROS QUE ENCANTAM... MAIS EDUCAÇÃO/PIRATININO DE ALMEIDA - ANAMEDTOUR



Nossa já estava sentindo saudades do Grupo Mais Educação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Piratinino de Almeida!!!! Nosso roteiro de hoje me encheu de orgulho (Guia ANAMEDTOUR Profissional Especialista em Turismo Pedagógico cadastrada no MINISTÉRIO DO TURISMO) , pois as crianças realizaram um city tour para visitar alguns dos Bairros que formam a nossa bela Pelotas.
Para mim, Guia Anamed, o objetivo principal dese tour aula passeio foi oportunizar as crianças "ultrapassarem os muros escolares" e ir conhecer alguns lugarejos da Cidade bem de pertinho juntinho com os Colegas e as Professoras. Revisitar os Bairros de Pelotas e "dar vida" aos conhecimentos sobre os Bairros da Cidade. 
 Tivemos sorte pois o dia que iniciou nebuloso pela manhã, na parte da tarde foi bem generoso , principalmente porque o Sol chegou de mansinho. Na verdade nosso tour iniciou após o almoço, sendo que primeiramente o Grupo realizou visitação ao Aeroporto  -  da Escola até o Aeroporto fomos conversando, lembrando quantos bairros existem em nossa Cidade e a partir de uma miniatura da pelota fomos descobrir como surgiu o nome da Cidade.
Antes mesmo de entrarmos no Aeroporto já avistamos uma aeronave, as crianças vibravam... Em seguida ficamos na sala ( vidro ) que fica de frente para pista. Após uns minutos de conversa chega o NHT com lotação máxima. as crianças tiveram a oportunidade de ver como funciona todos os procedimentos de abastecimento, manobra e finalmente ver o avião alçar vôo. Certamente uma imagem ímpar, emocionante .... Em seguida a Guia fez a visitação explanando o próprio Aeroporto, bem como, toda a parte de infra-estrutura.
Mais um pouco de conversa sobre a Cidade  ao nos deslocamos até a Zona do Porto. Em siguida passamos pela Vila Hípica/Prado, antiga Agapê, Hortifrutigrangeiros, Cohab II, etc,etc,etc...  Percorremos a Juscelino e em seguida já estávamos na Garibaldi, bem como, na Zona do Porto.  Descemos na frente do prédio da antiga alfândega onde conversamos sobre os principais prédios históricos daquela região e para encerrar a visitação dese Bairro nos deslocamos até o quadrado para melhor observar o Porto, o Canal São Gonçalo - aquela região como um todo.
Ao chegarmos ao Centro histórico as crianças tiveram tempo livre para o lanche e recreação e em seguida participamos do projeto da Biblioteca Pública na hora do Conto. Nossa Minnie estava lá na entada da Biblioteca para nos recepcionar e assim tivemos momentos agradáveis num espaço de leitura. Também realizamos a visitação ao Museu (porão da Biblioteca), as crianças ainda tiveram tempo para desenhar e realizar leitra nos livros das prateleiras da parte da Biblioteca infanto juvenil.
Aproveitamos para dar uma rápida passadinha no primeiro dia da feira do liro e nossa visitação ao Centro Histórico continuava, desta vez, visitando e conhecendo um pouquinho mais sobre a história do Casarão 2 - Casa de Cultura Adail Bento Costa. Continuando o Passeio  falamos sobre o Teatro Guarany, onde as crianças acharam muito engraçado a história do porque o teatro foi construído, bem como, aprenderam a fazer a leitura   do prédio a partir dos ícones da sua fachada, em seguida falamos sobre o casarão do Barão de Irapuã, o qual foi construído por seu filho...
Da esquina conversamos sobre os outros prédios o quarteirão da Família Assumpção, Grande Hotel e da Praça propriamente dita. Após o grupo reunido em frente ao Chafariz Fonte das Nereidas começamos o tour da tarde conversando sobre a importância daquela fonte para a cidade do tempo antigo e por fim comentamos sobre: o relógio do Sol, Casa da Banha, Clube Caixeiral - lembrando Yolanda Pereira nossa Miss Univers 1930-  Teatro Sete de Abil e um rápido comentário sobre o Banco da Província.
Em seguida voltamos para a escola ainda avistando pontos importantes da ferreira Vianna.




domingo, 28 de outubro de 2012

ROTEIRO DO SAL AO AÇÚCAR TERRASUL/ANAMEDTOUR


O Roteiro a seguir foi organizado pela Agência Terrasul Viagens e Receptivo/Pelotas a qual contratou os serviços de Guia local  Cadastur em Pelotas Ana Paula Medeiros para recepcionar os Estudantes, Professoras e algumas Mães do Colégio Scalabriniano São José de Roca Sales / Cidade de  Encantado.

Roteiro: Do Sal ao Açúcar
  • Primeiramente chegada ao Centro Histórico e city tour no entorno da Praça Coronel Pedro Osório, percorrendo os prédios. 
  • Após visita a Catedral Metropolitana São francisco de Paula.
  • Em seguida breve visitação a Praia do Laranjal, com parada para o almoço. 
  • Logo depois, visitação guiada no interior do Museu da Baronesa.  
  • Posteriormente visitação a famosa Casa das Sete Mulheres, Charqueada São. 
  • Finalizando visita a uma tradicional doçaria da Cidade. 



          Este roteiro, na minha opinião de Guia que acompanho os Turistas, retrata toda uma cultura que foi sendo disseminada ao longo de cento e cinquenta anos de história.  Propiciando, assim a partir da visitação que se inicia no Centro Histórico da Princesa do Sul,  uma oportunidade aos Estudantes, bem como aos seus acompanhantes, vivenciar um pouquinho da herança de todo um estilo arquitetônico mergulhando na época da "belle epoque" do final do século XIX e início do século XX. Período em que a economia da extinta Freguesia de São Francisco de Paula crescia econômica e socialmente alicerçada na indústria do charque. 

               Ao apreciarem nosso Patrimônio Arquitetônico foram descobrindo as histórias que os prédios do entorno da principal Praça da Cidade tinham para contar a partir das narrativas que a Guia Ana ia contando. Certamente a história da Torre Eiffel que embeleza nosso Mercado Central ficará guardada na memória de todos... Assim como, a Primeira Faculdade de Agronomia do Brasil, o Prédio da antiga Intendência e da Biblioteca Pública que até 1913 construiu um segundo andar, seus jornais uma relíquia e o Museu interno uma preciosidade.

               Fonte das Nereidas trazendo modernidade, uma nova forma de se ter água em casa, esculturas de Caringi e o Pau-Brasil árvore Mãe que deu nome ao nosso País também estão presntes no interior da Praça. Obelisco em homenagem nossa Miss Universo 1930, Yolanda Pereira e relógio do Sol também marcaram presença, nesta história ímpar. Histórias que o povo conta como a que deu origem ao Teatro Guarany Dr. Rosauro Zambrano fundando seu próprio Teatro. Geminadas, bem como o maior conjunto arquitetônico da América Latina composta pelos Casarões, assim chamados: 2, 6 e 8 de beleza rara.

               E no outro quadrilátero da Praça o Teatro nobre, o quarto a abrir suas portas no Brasil, nosso Sete de Abril, Clube Caixeiral e a famosa Casa da Banha - Quartel General Farroupilha, bem como, Casa de Pompas Fúnebres Moreira Lopes.

               Visitando a Catedral metropolitana São Francisco de Paula, após a visitação do batistério onde encontramos uma belissima imagem de quando São João Batista batizou Jesus, as meninas e  algumas Mães ajoelharam-se rapidamente no altar onde encontramos a imagem de Santo Antônio - Por que serà????

               A visita a Praia do Laranjal, descendo no trapiche fez todos sentirem-se crianças.... As meninas molhando os pés na beradinha da Praia e os meninos se jogando areia...

               No Museu da Baronesa então nem se fala, todos atentos a explicação da Guia Local, apreciando a mobilia, as vestimentas da época, a tão famosa namoradeira. 

               Na Casa das Sete Mulheres pareciam que estavam descobrindo um outro mundo. A cada cômodo se surpreendiam com o que estavam vendo

               E na doçaria puderam






















domingo, 21 de outubro de 2012

TURISMO RECEPTIVO - RIZZATTI TURISMO - ANAMEDTOUR


 O Roteiro a seguir foi organizado pela Agência Rizzatti Turismo (Santa Maria) a qual contratou os serviços de Guia local  Cadastur em Pelotas Ana Paula Medeiros. 
  • Primeiramente chegada ao Centro Histórico e visitação aos Prédios e Monumentos do entorno da Praça Coronel Pedro Osório. 
  • Posteriormente visitação a famosa Casa das Sete Mulheres, Charqueada São, com parada para almoço e visitação.
  • Em seguida breve visitação a Praia do Laranjal e Museu da Baronesa com visitação guiada, no interior do Museu.
  • Finalizando visita a uma tradicional doçaria da Cidade. 




Nossa primeira parada foi no Mercado Público para darmos início ao nosso City Tour. Inicialmente uma breve explanação sobre o desenvolvimento econômico-político-social desde a Vila de São Francisco de Paula para uma melhor compreensão do espaço que se edificou no entorno da nossa atual Praça Coronel Pedro Osório.

Nosso Mercado Central cheio de histórias para contar desde a época da construção, reforma e do tempo do incêndio...bem como, Faculdade Elisieu Maciel - considerada primeira faculdade de Agronomia no Brasil,  nossa Prefeitura que antigamente era conhecida por Intendência , a Biblioteca Pública onde encontramos muitas histórias nos jornais do século passado e na sala do R.G.S. , lançamento da pedra fundamental da Catedral,  .... 
 
Em seguida nos dirigimos para o interior da Praça ainda conversando até a Fonte das Nereidas além de falarmos da importância do chafariz no século passado, do Pau brasil e histórias sobre a Praça e seus monumentos . Nos dirigimos para outro quadrilátero em diagonal chegando ao Theatro Guarany onde o grupo se divertiu ao escutar a historia oralizada que os Pelotenses conhecem do porque da Construção deste Teatro.

Conversamos ainda sobre os Casarões do Barão de Irapuã, dos Assumpçãquano, das Geminadas, do maior conjunto Arquitetônico neoclássico da América Latina. Histórias que guardam o Grande hotel através da Sra Assuntina, visita do Getúlio Vargas, da localização da grande  caixa d´ água, cúpula e clarabóia, bem como, do novo Projeto para o Prédio.

Nossa visitação a Charqueada São João oportunizou uma conversa sobre como foi ocorrendo o desenvolvimento econômico/social da Cidade, bem como, da Região. Assim como foi possível conhecer mais sobre a história cruel da escravidão naquela época e também conhecer os cômodos, a mobília e as histórias a partir dos objetos que observavam.


Seguindo em direção a Zona leste tivemos um tempo para almoço e visitação à Praia do Laranjal - conhecendo um pouco da história do tempo dos laranjais,  do atual trapiche, dos balnearios Valverde e Santo Antônio.

Ainda visitamos a famosa Chácara da Baronesa onde foi possível ver como eram os usos e costumes ainda do século XIX.





TURISMO RECEPTIVO PELOTAS - GRUPO DE ESTUDANTES DE TEOTÔNIA - ANAMEDTOUR


           

 A  convite  da  Sócia   Gerente  da  Empresa  Terrasul   Turismo Pelotas  Josete  Pereira  a  ANAMED,  no  mês  de  Outubro,  foi contratada  para realizado  um tour com  Estudantes  da  Cidade de  Teotônia.   ANAMED é  a  Guia   de   Turismo  EMBRATUR -CADASTUR  Ana Paula  Medeiros -  Especialista em Educação e Turismo Pedagógico.

O encontro aconteceu em frente a Brigada Militar para dar inicio  ao City Tour, após saudação a Diretora Professora Ilaine e Grupo foi realizada uma breve explanação sobre os aspectos sócio-econômico-políticos-culturais-ambientais da Cidade.


Uma atenção especial a um dos mais tradicionais Pontos Turísticos do Bairro Areal, foi ao Museu da Baronesa, considerado como um museu em que encontramos um acervo com peças e acessórios de usos e costumes do R.G.S. e o único da América Latina com uma Torre de Banho. 
Remota construção do tempo das Charqueadas foi um presente do Coronel Antunes Maciel  a seu filho na ocasião de seu casamento com a Baronesa. Cada cômodo reserva uma surpresa.


Continuando nosso tour tivemos a oportunidade ainda de observar ao longo da Avenida Domingos José de Almeida alguns casarões que se mantém do final do século XIX mesclados a um bairro tipicamente residencial, com uma arquitetura digamos que mais contemporânea. Um monumento que não poderia passar por despercebido é o obelisco, localizado nas proximidades da rótula da famosa fábrica dos Biscoitos Zezé, os quais chegam lá na cidade de Teotônia. Na verdade é uma referência,  praticamente o único monumento  público erguido na época da Monarquia tendo em vista o ideal Republicano.



Logo em seguida chegamos para visitação   na Charqueada São João mais conhecida como Cenário da Casa das Sete Mulheres onde os estudantes vivenciaram um pouco dos costumes dos séculos XVIII e XIX - praticamente a época em que começou o impulso econômico da nossa Cidade. Após serem recepcionados pelos funcionários da Charqueada foi realizada primeiramente uma explanação bem didática pedagógica para os estudantes, bem como, a visitação propriamente dita a casa.


Dando continuidade ao nosso belo passeio pela Princesa do Sul nos deslocamos para o Entorno da Praça Cel. Pedro Osório visitando seus principais pontos turísticos, tais como: Teatro Sete de Abril, Biblioteca Publica, Prefeitura Municipal, Clube Caixeral, Teatro Guarany, Grande Hotel e Catedral Anglicana (Igreja da Cabeluda) dentre outros. Nos dirigimos, então para Praia do Laranjal, mais especificamente para o horário do Almoço no restaurante Sto. Antônio Grill. 
Durante o período da tarde fomos realizar a visitação a Catedral Metropolitana São Francisco de Paula onde os estudantes puderam observar digamos que um museu de Aldo Locatteli. 


Logo após, visitação ao Museu de Ciências Carlos Ritter tendo em vista observar os animais taxidermizados sobre a orientação do SR. Derli. Foi possível os estudantes observarem a organização do museu que passa pelas aves, répteis, mamíferos, anfíbios, insetos... Bem como, este quadro entomológico criado pelo próprio Ritter, desenhando sua cervejaria.
Nosso Museu é sem dúvida exemplar no que diz respeito a taxidermização, no brasil, criado ainda no séc. XIX a partir da coleção particular de Ritter, ampliado com as contribuições do Biezanko. 
Após a visita, tivemos deslocamento para uma doçaria (tradição da cidade), onde os teotonienses encheram-se de saborosos e tradicionais doces Pelotenses.