domingo, 21 de outubro de 2012

TURISMO RECEPTIVO PELOTAS - GRUPO DE ESTUDANTES DE TEOTÔNIA - ANAMEDTOUR


           

 A  convite  da  Sócia   Gerente  da  Empresa  Terrasul   Turismo Pelotas  Josete  Pereira  a  ANAMED,  no  mês  de  Outubro,  foi contratada  para realizado  um tour com  Estudantes  da  Cidade de  Teotônia.   ANAMED é  a  Guia   de   Turismo  EMBRATUR -CADASTUR  Ana Paula  Medeiros -  Especialista em Educação e Turismo Pedagógico.

O encontro aconteceu em frente a Brigada Militar para dar inicio  ao City Tour, após saudação a Diretora Professora Ilaine e Grupo foi realizada uma breve explanação sobre os aspectos sócio-econômico-políticos-culturais-ambientais da Cidade.


Uma atenção especial a um dos mais tradicionais Pontos Turísticos do Bairro Areal, foi ao Museu da Baronesa, considerado como um museu em que encontramos um acervo com peças e acessórios de usos e costumes do R.G.S. e o único da América Latina com uma Torre de Banho. 
Remota construção do tempo das Charqueadas foi um presente do Coronel Antunes Maciel  a seu filho na ocasião de seu casamento com a Baronesa. Cada cômodo reserva uma surpresa.


Continuando nosso tour tivemos a oportunidade ainda de observar ao longo da Avenida Domingos José de Almeida alguns casarões que se mantém do final do século XIX mesclados a um bairro tipicamente residencial, com uma arquitetura digamos que mais contemporânea. Um monumento que não poderia passar por despercebido é o obelisco, localizado nas proximidades da rótula da famosa fábrica dos Biscoitos Zezé, os quais chegam lá na cidade de Teotônia. Na verdade é uma referência,  praticamente o único monumento  público erguido na época da Monarquia tendo em vista o ideal Republicano.



Logo em seguida chegamos para visitação   na Charqueada São João mais conhecida como Cenário da Casa das Sete Mulheres onde os estudantes vivenciaram um pouco dos costumes dos séculos XVIII e XIX - praticamente a época em que começou o impulso econômico da nossa Cidade. Após serem recepcionados pelos funcionários da Charqueada foi realizada primeiramente uma explanação bem didática pedagógica para os estudantes, bem como, a visitação propriamente dita a casa.


Dando continuidade ao nosso belo passeio pela Princesa do Sul nos deslocamos para o Entorno da Praça Cel. Pedro Osório visitando seus principais pontos turísticos, tais como: Teatro Sete de Abril, Biblioteca Publica, Prefeitura Municipal, Clube Caixeral, Teatro Guarany, Grande Hotel e Catedral Anglicana (Igreja da Cabeluda) dentre outros. Nos dirigimos, então para Praia do Laranjal, mais especificamente para o horário do Almoço no restaurante Sto. Antônio Grill. 
Durante o período da tarde fomos realizar a visitação a Catedral Metropolitana São Francisco de Paula onde os estudantes puderam observar digamos que um museu de Aldo Locatteli. 


Logo após, visitação ao Museu de Ciências Carlos Ritter tendo em vista observar os animais taxidermizados sobre a orientação do SR. Derli. Foi possível os estudantes observarem a organização do museu que passa pelas aves, répteis, mamíferos, anfíbios, insetos... Bem como, este quadro entomológico criado pelo próprio Ritter, desenhando sua cervejaria.
Nosso Museu é sem dúvida exemplar no que diz respeito a taxidermização, no brasil, criado ainda no séc. XIX a partir da coleção particular de Ritter, ampliado com as contribuições do Biezanko. 
Após a visita, tivemos deslocamento para uma doçaria (tradição da cidade), onde os teotonienses encheram-se de saborosos e tradicionais doces Pelotenses.  

     

               

Nenhum comentário:

Postar um comentário