domingo, 21 de outubro de 2012

TURISMO RECEPTIVO - RIZZATTI TURISMO - ANAMEDTOUR


 O Roteiro a seguir foi organizado pela Agência Rizzatti Turismo (Santa Maria) a qual contratou os serviços de Guia local  Cadastur em Pelotas Ana Paula Medeiros. 
  • Primeiramente chegada ao Centro Histórico e visitação aos Prédios e Monumentos do entorno da Praça Coronel Pedro Osório. 
  • Posteriormente visitação a famosa Casa das Sete Mulheres, Charqueada São, com parada para almoço e visitação.
  • Em seguida breve visitação a Praia do Laranjal e Museu da Baronesa com visitação guiada, no interior do Museu.
  • Finalizando visita a uma tradicional doçaria da Cidade. 




Nossa primeira parada foi no Mercado Público para darmos início ao nosso City Tour. Inicialmente uma breve explanação sobre o desenvolvimento econômico-político-social desde a Vila de São Francisco de Paula para uma melhor compreensão do espaço que se edificou no entorno da nossa atual Praça Coronel Pedro Osório.

Nosso Mercado Central cheio de histórias para contar desde a época da construção, reforma e do tempo do incêndio...bem como, Faculdade Elisieu Maciel - considerada primeira faculdade de Agronomia no Brasil,  nossa Prefeitura que antigamente era conhecida por Intendência , a Biblioteca Pública onde encontramos muitas histórias nos jornais do século passado e na sala do R.G.S. , lançamento da pedra fundamental da Catedral,  .... 
 
Em seguida nos dirigimos para o interior da Praça ainda conversando até a Fonte das Nereidas além de falarmos da importância do chafariz no século passado, do Pau brasil e histórias sobre a Praça e seus monumentos . Nos dirigimos para outro quadrilátero em diagonal chegando ao Theatro Guarany onde o grupo se divertiu ao escutar a historia oralizada que os Pelotenses conhecem do porque da Construção deste Teatro.

Conversamos ainda sobre os Casarões do Barão de Irapuã, dos Assumpçãquano, das Geminadas, do maior conjunto Arquitetônico neoclássico da América Latina. Histórias que guardam o Grande hotel através da Sra Assuntina, visita do Getúlio Vargas, da localização da grande  caixa d´ água, cúpula e clarabóia, bem como, do novo Projeto para o Prédio.

Nossa visitação a Charqueada São João oportunizou uma conversa sobre como foi ocorrendo o desenvolvimento econômico/social da Cidade, bem como, da Região. Assim como foi possível conhecer mais sobre a história cruel da escravidão naquela época e também conhecer os cômodos, a mobília e as histórias a partir dos objetos que observavam.


Seguindo em direção a Zona leste tivemos um tempo para almoço e visitação à Praia do Laranjal - conhecendo um pouco da história do tempo dos laranjais,  do atual trapiche, dos balnearios Valverde e Santo Antônio.

Ainda visitamos a famosa Chácara da Baronesa onde foi possível ver como eram os usos e costumes ainda do século XIX.





Nenhum comentário:

Postar um comentário